Dia de espiritualidade franciscana e de convívio entre irmãos

Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis
25 de Setembro

Tema: São Francisco de Assis: Mística e Cultura da Paz

Público: aberto a todos os interessados

Assessores: Frei Gilberto da Silva, ofm; Frei Edcarlos Hoffmann, ofmcap

De vez em quando precisamos fazer uma parada no corre-corre de nossa vida cotidiana. Aproveitando a ocasião da proximidade da Festa de São Francisco, o Instituto Teológico Franciscano oferece este dia de espiritualidade, mística e convivência a todas as pessoas que gostariam de dar uma “desacelerada”, refletir um pouco sobre os valores evangélicos, sobre o sentido da vida, à luz da mística e do carisma franciscano.

Os assessores serão o frei Gilberto da Silva e frei Edcarlos Hoffman. Frei Gilberto é frade menor, doutor em Espiritualidade Franciscana, Professor de Espiritualidade Franciscana no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis e vice-mestre dos estudantes de Teologia.

Frei Edcarlos é frade Capuchinho, foi mestre dos noviços por oito anos, fez o curso de Acompanhamento Espiritual Franciscano na Estef-RS, foi Secretário e Conselheiro Provincial, e atualmente é pároco na Paróquia de Santa Cruz da Serra, na Baixada Fluminense.

No retiro serão abordados, entre outros, aspectos que impactaram o humano neste período de pós-pandemia: a impaciência, a intolerância, as relações tóxicas, as tensões afetivas, angústia, saúde mental, etc. Tudo isso à luz da mística e da proposta evangélica de Francisco de Assis.

8:30- Chegada - café
9:00 - Oração - Acolhida - apresentação dos participantes
10hs – Palestra: “A cultura da Paz de Francisco de Assis pela via da fraternidade” (Frei Gilberto)
10:50 – Roda de conversa