Cursos



Mulher, Igreja e Modernidade

As aulas do curso serão realizadas nos dias 03 e 10, 17, 24 e 31 de maio, das 19h30m às 21h30m, através da ferramenta Google Meet, de forma síncrona.

Objetivos gerais do curso: 

  • Oferecer análises acerca de lugares e papéis atribuídos a figuras femininas no que tange à Igreja Católica no contexto social, político e religioso da Modernidade Religiosa, pensada por diversos estudiosos de Religião na perspectiva de um desafio constante para as hierarquias religiosas para o estabelecimento de uma autoridade que consiga controlar as enunciações e conceitos provenientes dos fiéis em um cenário de emergência de novos movimentos sociais, políticos e religiosos ao mesmo tempo que assuma a postura de garantia da verdade da crença. Especificamente, a esteira dos acontecimentos do século XIX dentro e fora da Igreja Católica corrobora a visão de que as configurações modernas permitem a recombinação de conteúdos em tempos e espaços distintos.
  • Fundamentar os entendimentos sobre a Modernidade Religiosa tendo como embasamento o aspecto de preservação e a transmissão de uma tradição, ponderando sobre a tradição considerada como patrimônio ético-cultural, como um capital de memória e como uma reserva de sinais à disposição do indivíduo.
  • Proporcionar uma reflexão sobre as visões romanizadoras sobre a figura da mulher e os mecanismos de abordagem e “controle” que a Igreja Católica, através das perspectivas, modelos de conduta e, especialmente, na construção do imaginário dos papéis ideais às mulheres diante da complexidade advinda das alterações no modo de vida propiciados pela Modernidade.

O pagamento do curso será em 1 parcela de R$ 50,00, no ato da inscrição.

Inscrições:
 
até 29/04/2022
Local: 
 Online - ITFConnect
Área: 
Educação
Público-alvo: 
Curso é destinado aos estudantes, professores, pesquisadores e estudiosos de Religião e
História, especialmente àqueles que buscam discussões e abordagens sobre o catolicismo no
contexto histórico da Modernidade Religiosa.
Aulas:
03 e 10, 17, 24 e 31 de maio.
Carga horária:
10 horas
Proponente:
*Mariana de Matos Ponte Raimundo
Investimento:
1 parcela de R$ 50,00
Edital:
Observação:
Não será devolvido o valor referente à taxa de inscrição para o caso de desistência do candidato a partir do dia 3 de maio de 2022, erro do candidato no processo de inscrição ou descumprimento de qualquer item do edital.
Já inscritos:

* Professora de História das Religiões do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino.

Doutora em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora como bolsista da Capes.  Possui graduação em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2009), especialização em História Contemporânea pela Universidade Cândido Mendes (2011) e mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013).


Informações e Inscrições:
Instituto Teológico Franciscano
Rua Coronel Veiga, 550, Petrópolis-RJ
Tel: (24) 2243-9959 ou (24) 2231-6409 / WhatsApp: (24) 988397966
Email: secretaria@itf.edu.br

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: