Institucional

2023 - 800 Anos da Regra de Vida dos Frades Menores

05.05.2023
Notícias Artigos

2023 - 800 Anos da Regra de Vida dos Frades Menores

A Conferência da Família Franciscana convida-nos a celebrar o grande Centenário Franciscano, isto é, a articulação de vários centenários de 800 anos num único Centenário que começa em 2023 e termina em 2026: Regra Bulada e o Natal de Greccio neste ano de 2023, os Estigmas em 2024, o Cântico das Criaturas em 2025 e a Páscoa de São Francisco em 2026.

A Província nomeou uma equipe, isto é, uma ‘comissão de trabalho’, para juntos pensar o envolvimento da Fraternidade Provincial na celebração destes centenários, e, sempre que possível, local e regionalmente, em comunhão com a Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB).

A Formação Permanente, através desta Revista Comunicações da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, oferecerá mensalmente um artigo para destacar os 800 anos da Regra Bulada, aprovada pelo Papa Honório III no dia 29 de novembro de 1223. Estas partilhas mensais, elaboradas por confrades da Província, seguem os capítulos da “Regra e vida” da Ordem dos Frades Menores, com a finalidade de ajudar nossas Fraternidades a bem celebrar os Capítulos Locais, bem como orientar nossos retiros mensais e anual, em conformidade com as Constituições Gerais: “A fim de revigorar o espírito de oração e devoção, no tempo marcado, os irmãos façam fielmente o retiro mensal e o retiro anual” (CCGG 30,1).

Assim, as partilhas mensais seguirão esta ordem:

Janeiro: Ressignificar o fundamento evangélico e eclesial da nossa vida franciscana.

Fevereiro: Os que quiserem abraçar esta vida. Os primeiros passos de toda uma vida penitencial (permanente conversão). A distribuição dos bens aos pobres. O ser recebido na obediência. A profissão e suas consequências. As vestes evangélicas e a forma de viver esta vida. Tema que será lido e rezado a partir da prioridade do Serviço da Animação Vocacional.

Março: Ressignificar a vida de oração da Fraternidade. O ofício divino, o jejum corporal e o ir pelo mundo como construtores da paz.

Abril: Ressignificar a Pobreza: Sem dinheiro nem pecúnia, mas solícitos com os irmãos. A nossa economia fraterna e solidária também necessita de cuidados.

Maio: Ressignificar a graça do trabalho. Trabalhar fiel e devotamente. A nossa sustentabilidade no espírito da pobreza.

Junho: Ressignificar a Pobreza e a itinerância. Herdeiros do Reino e familiares entre si (irmãos espirituais).

Julho: Ressignificar a misericórdia e o perdão. Não se irar com o pecado do irmão.

Agosto: Ressignificar a importância dos Capítulos e o serviço dos Ministros.

Setembro: Ressignificar o espírito da Evangelização: A pregação dos irmãos e a Missão “ad gentes”.

Outubro: Ressignificar a compreensão das relações fraternas entre autoridade e obediência. Possuir o Espírito do Senhor e os comportamentos fundamentais do irmão menor.

Novembro: Ressignificar a castidade e as relações afetivas, com prudência e vigilância.

Dezembro: Celebrar o Natal de Greccio – Recordar a pobreza, humildade e simplicidade do Filho de Deus.

A celebração dos 800 anos da Regra Bulada é uma ocasião propícia, um tempo favorável, para ressignificar o “próprio” da nossa vocação franciscana, isto é, rever, revisitar e revigorar a nossa identidade carismática, em vista da missão evangelizadora professada por cada um de nós: “Eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, ao serviço de Deus, à Igreja e aos homens” (CCGG art. 5).

O texto inspiracional da Conferência da Família Franciscana, “Um Centenário articulado e celebrado em vários centenários” (p. 6), ajuda-nos a ampliar o horizonte da ressignificação da nossa identidade carismática, particularmente das ‘constantes’ (“profecias”) das quais Francisco jamais renunciou:

“É importante recordar que Francisco compõe a Regra Bulada durante um período da sua vida em que tem de enfrentar numerosas tensões e crises em nível fraterno, mas ele não renuncia à profecia de viver como irmão de todos e convida-nos a fazer o mesmo. Hoje, a Igreja, ao promover a sua dimensão sinodal e comunitária, apresenta a figura de Francisco de Assis como modelo de fraternidade, chamando-o de “santo do amor fraterno” (Fratelli Tutti 2), porque os seus gestos e palavras ainda podem, ao fim de 800 anos, iluminar o caminho de uma comunidade eclesial que procura tornar-se uma Igreja em saída, sinodal, ouvindo todos, perto dos mais pequenos, portador de uma boa notícia que tem a força para preencher com alegria e significado a vida de quem a acolhe” (cf. Evangelii Gaudium 21).

Imagem: “Confirmação da Regra”, de Giotto di Bondone (1295-1299), na Igreja Superior da Basílica de São Francisco de Assis.

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: