Institucional

A Humanidade e a Pós-Pandemia: novo normal?

26.05.2022

A Humanidade e a Pós-Pandemia: novo normal?


Salão Acadêmico
22 de Junho às 19h30m

A humanidade, desde seus primórdios, se compõe por uma série de mudanças que implicam necessariamente numa renúncia do sujeito ao conjunto de referências que rege uma determinada época: costumes, valores, normas, noção de família, religião, profissão etc. Entretanto, há algumas angústias que, independentemente da era, sempre estiveram presentes, em maior ou menor grau, mas sempre presentes, como por exemplo, a incerteza e o medo da morte.

Dito isto, a contemporaneidade, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, é denominada de Modernidade Líquida, líquida porque tudo é muito volátil e nada é feito para durar, característico do consumismo que é a principal característica da contemporaneidade. Assim sendo, as pessoas são tão descartáveis quanto qualquer bem material de consumo. As pessoas se tornaram mercadorias. Nesse contexto, as incertezas aumentaram tanto em intensidade quando em quantidade. Soma-se a isso, a pandemia que irrompeu no contexto mundial, não poupando classe social, nível de escolaridade, faixa etária, gênero, etnia etc e, sem aceno de que ela está indo embora. É a morte se apresentando sem maquiagens, sem desculpas, sem dó nem piedade. Essa junção da incerteza com a morte, não é nova, apenas foi exacerbada na modernidade líquida e a pandemia. Essa dupla é antiga, porém mais recentemente vem ganhando robustez e força.

Quanto mais robustez e força, mais dificuldade psíquica, mais sofrimento psíquico que se manifesta em forma de: ansiedade, pânico, fobia, depressão etc. Não há novo normal, há mais do mesmo de forma exacerbada e clara.

Palestrante - Virgínia da Silva Ferreira

Psicóloga, psicanalista, especialista em ética, especialista em psicanálise, mestre em psicologia, doutora em educação, membro da Sociedade Brasileira de Bioética- SBB,  membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd e professora titular da UNIFASE / FMP.

 

*Evento presencial e gratutito. Tem interesse em receber o certificado? Inscreva-se aqui!


Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: