A presença feminina no ITF

A presença feminina no ITF

Com o início do semestre letivo de 2024, o Instituto Teológico Franciscano celebra a diversidade em seu corpo docente, contando com a contribuição de quatro professoras no curso de Graduação em Teologia. Uma dessas figuras femininas é a professora Maria Suzana Figueiredo Assis Macedo. Em uma entrevista, ela compartilhou sua jornada acadêmica, destacando os desafios e recompensas de lecionar em uma área tradicionalmente dominada por homens, além de ressaltar a importância da inclusão de perspectivas femininas no estudo da Teologia e na formação de líderes religiosos. Sua presença no ITF representa um passo significativo rumo a uma educação teológica mais inclusiva e diversificada.

Maria Suzana compartilhou conosco sua inspiradora jornada, destacando o papel fundamental que amigos, professores e líderes religiosos desempenharam em seu desenvolvimento acadêmico. Ela enfatizou a importância do apoio e da oportunidade oferecidos pelos Franciscanos Conventuais e pelo ITF, que contribuíram significativamente para sua formação e sucesso profissional.

“Acredito que chegar até aqui foi graça de Deus que colocou em meu caminho amigos que me ajudaram a que o sonho de estudar Teologia se concretizasse. Primeiramente, os Franciscanos Conventuais, nas pessoas de frei José Cardozo, na época professor do Instituto, e frei Antônio Mota. Os Franciscanos, OFM, do ITF têm a sua grande parcela nesta minha caminhada, pois, me concederam Bolsa de Estudos para que eu pudesse me dedicar ao curso. Não posso deixar de mencionar o meu pároco na época, padre José Augusto Carneiro (pe. JAC, in memoriam) que sempre me incentivou e me deu muito espaço para repassar nas pastorais da Catedral de Petrópolis, o que eu aprendia nas aulas.”

Ao abordar os desafios enfrentados pelas mulheres na Teologia, Maria Suzana ressalta a necessidade contínua de superar as barreiras impostas pelo tradicional domínio masculino na área. No entanto, ela também reconheceu os avanços significativos alcançados pelas mulheres na Teologia e na igreja, especialmente durante o pontificado do Papa Francisco, que tem promovido a inclusão e a valorização das mulheres em papéis de liderança.
“Com o Papa Francisco, esta visibilidade e competência foram estimuladas e valorizadas. Temos muitas mulheres atuando em altos cargos no Vaticano e na Cúria e estes números nunca foram tão altos, como mostra uma reportagem do Vatican News de 07/03/2020. Além disso, temos muitas mulheres lecionando nas diversas universidades e atuando nos Conselhos das igrejas locais.”

A professora ressalta a importância da perspectiva feminina no estudo da Teologia, destacando a sensibilidade e a compaixão únicas que as mulheres trazem para a análise teológica. Ela aponta que essa perspectiva é essencial para uma formação holística e inclusiva de líderes religiosos, capacitando-os a acolher e respeitar plenamente as contribuições das mulheres na Igreja e na sociedade.

“A perspectiva feminina é muito importante, uma vez que o olhar da mulher é diferente do olhar do homem, isto é, a mulher tem uma força e ao mesmo tempo uma doçura que a distingue. Tem a capacidade de acolher o outro como a um filho e, ao mesmo tempo, orientá-lo com firmeza. Não estou dizendo que o homem não seja capaz disso, mas, certamente a perspectiva é diferente. Esse dado é muito relevante na formação de nossos líderes religiosos, pois, os educa a olhar com respeito, acolhendo as mulheres em suas paróquias ou Institutos, com todo o conhecimento e competência que elas trazem.”

Por fim, Maria Suzana expressou sua gratidão por ser convidada a lecionar no ITF, descrevendo-o como sua segunda casa. E falou um pouco sobre a calorosa recepção e o ambiente acolhedor proporcionados pela instituição, que a fizeram sentir-se valorizada e integrada como parte da comunidade acadêmica.

“Lecionar no Instituto Teológico Franciscano é uma grande alegria pois, aqui fui recebida como aluna em 2005 e, atualmente, como professora. Considero os frades, os professores e os colaboradores como amigos e aqui me sinto em casa. Costumo dizer que o ITF é a minha segunda casa.”
A professora Maria Suzana oferece uma visão perspicaz sobre a importância da inclusão de perspectivas femininas no estudo da Teologia e na formação de líderes religiosos, destacando o papel vital que as mulheres desempenham na promoção de uma abordagem mais abrangente e compassiva da fé e da prática religiosa.

Texto e fotos: Igor Julio Fernandes de Souza