Institucional



Nossa História

Fundado em 1899, o Instituto Teológico Franciscano, através de seus ex-alunos e professores, fez com que sua influência fosse marcante na sociedade brasileira. Esta presença se deu tanto pelo trabalho humilde e anônimo de agentes de pastoral, de missionários e sacerdotes em paróquias, santuários e escolas, com uma variada gama de atividades, como também pelos numerosos bispos escolhidos para dirigir dioceses espalhadas pelo Brasil.

Dentre outros, destacamos a figura do Cardeal e Arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. A escolha desses prelados, e sua atuação junto ao Povo de Deus atestam a seriedade dos estudos buscada pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Estes bispos, além de sua missão religiosa, desempenharam um inegável papel na formação da cidadania de nosso povo. O Instituto Teológico Franciscano também teve uma presença acentuada nas Universidades Brasileiras. Vários de seus ex-alunos foram buscar uma especialização nas Universidades da Europa e dos Estados Unidos e, depois, ocuparam ou estão ocupando cátedras em nossas Universidades. Outro fato importante nos anos recentes da história do ITF foi sua filiação à Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma.

Após várias rodadas de negociação, contando com a visita de autoridades daquela Instituição e o Instituto foi reconhecido como afiliado à PUA, através do Protocolo n° 89/2006, em Convenção datada de 14/03/06. Através dessa afiliação os estudantes que fizerem o exame de bacharelado diante do delegado do Antonianum terão seu título reconhecido por aquela Universidade Pontifícia. No fim do ano letivo de 2010, três estudantes do 4° ano se submeteram ao Exame de Bacharelado, sendo assim a primeira turma a ter o título duplamente reconhecido: pelo MEC e pela Pontifícia Universidade Antonianum. Além de contar com uma sede que dispõe de excelente logística, o ITF tem um corpo de professores de alto nível. Outra riqueza da instituição é sua biblioteca: uma das melhores do gênero na América Latina, contando atualmente com mais de 125.000 títulos, entre livros e periódicos, a maioria deles encadernados. Pelo que foi exposto, podemos afirmar que o ITF continua sendo fiel ao imenso e rico patrimônio construído nestes 122 anos de história, buscando oferecer a seus estudantes uma formação acadêmica de boa qualidade humano-teológica. Ao mesmo tempo, atentos aos sinais dos tempos, professores e dirigentes do ITF sabem que precisam buscar formas novas e criativas para bem corresponder aos anseios atuais.

A constante busca da excelência no ensino da Teologia, a abertura de novos cursos, bem como a abertura ao diálogo com vários setores da sociedade, são alguns dos meios que ajudam a atingir os objetivos desta instituição.



linha do tempo



Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefone: (24) 2243-9959


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: