Espiritualidade na Qualidade de Vida - 2018

24.10.2018

Espiritualidade na Qualidade de Vida - 2018

A segunda edição do Curso Espiritualidade na Qualidade de Vida em 2018, ocorreu com 2 módulos de promoção à saúde, foi elaborada pela parceria tradicional da FMPFASE com o ITF e o Projeto Tzara do Beija-Flor & Projeto Saúde Ambiental/Espiritual, Parasitologia, Bioética (SAPB – LIPAT – FF – UFRJ SAPB: https://sites.google.com/view/lipat/sapb). Contou com nobres profissionais da área de saúde petropolitana.
A turma do primeiro módulo permaneceu para o segundo módulo e ainda recebeu acréscimos. Foi uma turma assídua, compenetrada e participativa! Fato que muito nos alegrou e nos estimulou!
Ambos, professores (budista, católico, protestante, espírita) e membros da comunidade petropolitana das diversas áreas profissionais, conseguimos ultrapassar o lugar comum, estabelecemos uma frequência construtiva, sintonizados na cultura de paz, amor, saúde, cidadania e até diálogo interreligioso.
Desta vez, também tivemos a participação do médico veterinário (UFF/UFMG) atualizando-nos sobre conceito de família multiespécie, direitos e deveres no condomínio, bem estar animal, dentre outros temas que contribuíram para a nossa qualidade de vida junto a eles e para o nosso enriquecimento espiritual.
Para encerrar, no dia do médico (18/10/18), realizamos a I Jornada em Saúde Espiritual dos Profissionais de Saúde no ITF. Das que puderam estar conosco neste dia, cada profissão destes herdeiros de Hipócrates, trouxe o seu olhar contribuindo ricamente para a promoção à Saúde Espiritual e Ambiental, mostradas na Figura 1 (Grupo).
Reunimos a maioria dos campi universitários: Estácio de Sá, UENF – Polo CEDERJ, Universidade Católica de Petrópolis, Centro Universitário Plínio Leite, FMPFASE, UFRJ.
Cativante foi a participação transdisciplinar da Cia do Riso, projeto da FMPFASE inspirado em Patch Adams, que conta com a participação de alunos deste respeitável centro universitário petropolitano.
O médico homeopata da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Fábio de Almeida Bolognani, mostrou a sua experiência clínica com 5.000 pacientes neurológicos promotora de qualidade de vida. A coordenadora do primeiro curso, a médica geriatra Maria Cristina Ezequiel compareceu junto ao seu esposo, o dentista Floriano Ezequiel. Carinhosamente participaram deste encerramento com palavras de reconhecimento, respeito, ética e apreço, fato que muito nos honrou e felicitou, por serem quem são (Figura 2).
Sublime foi a reflexão tecida por Frei Everaldo Marinho sobre São Lucas: Ele não veio apenas para os doentes, mas para os saudáveis não se equivocarem em atos que rompam com a harmonia do todo (“não caiam em tentação”) como mostrado na Figura 3.
Estamos, todos os envolvidos, sentindo-nos muito realizados!
Agradecemos a Deus a oportunidade de utilizarmos nossa inteligência, afeto e sensibilidade para a Educação que visa a Sustentabilidade de todos e de Gaia!
Louvado seja o Amor que nos reuniu!
Saudações universitárias e cristãs!

Profa. Marcia Varricchio.

Ver todas as imagens