Publicações

Dia de passeio marca o fim do semestre dos Estudantes de Teologia em Petrópolis (RJ)

19.06.2022
Notícias Artigos dos estudantes

Após um semestre intenso de atividades acadêmicas, os frades teólogos de Petrópolis (RJ) tiveram  um #dayoff para descanso e lazer. O dia de passeio foi organizado pelo Padre Medoro de Oliveira Souza Neto, professor da disciplina de Sacramentologia do Instituto Teológico Franciscano, e aconteceu na sexta-feira, 17 de junho, na Fazenda Três Barras, município de Três Rios (RJ).

Logo no início da manhã, os frades dirigiram-se até a Paróquia São José Operário de Três Rios, onde conheceram a atuação pastoral, naquela porção do Povo de Deus, do Pe. Medoro e de seus paroquianos, que se destaca pela atuação e assistência social junto às comunidades carentes, com uma presença significativa das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS). Além dos trabalhos quotidianos de uma paróquia.

Logo após deslocaram-se para a Fazenda Três Barras, cedida gentilmente pelos amigos do padre. No local, os estudantes e alguns trabalhadores do ITF passaram um dia lúdico. E por falar em lúdico, durante os estudos, por algumas vezes o docente explicou a ideia de que práxis e festa não se opõem, elas se completam!

Neste sentido, apresentou autores como Francisco Taborda ressaltando que práxis e festa são realidades próprias que no dia a dia se complementam. Em uma das aulas, o padre assim ensinou: “De nada adianta a festa sem a prática quotidiana. Não se pode apenas lutar pela transformação da realidade de forma que nos esqueçamos do lúdico, do celebrativo. O mesmo vale para uma festa sem a práxis, ou seja, celebrar por celebrar, distante da realidade que nos cerca”.

Assim, com este espírito, os frades do Tempo da Teologia viveram a práxis na festa, e a festa na práxis, com um lindo dia de descanso, lazer comemorando a caminhada realizada e se animando mais para os próximos passos formativos que estão por vir. Ao Pe. Medoro nossa gratidão pela concretude dos ensinamentos e acima de tudo, pelo bom exemplo.

Frei Augusto Luiz Gabriel