Institucional

Segundo dia da XXI Semana Teológico-Pastoral

21.10.2020
Notícias

Segundo dia da XXI Semana Teológico-Pastoral

 A palestra de Frei João Fernandes Reinert abriu o segundo dia da XXI Semana Teológica. Em sua fala, transpareceu a necessidade de se repensar o modelo pastoral ao qual estamos acostumados. De acordo com o conferencista, a pandemia acelerou o processo de um novo olhar sobre o mundo virtual, propiciando uma presença profética nesse âmbito.
Pandemia ou pandemias? Frei Reinert afirmou que nós vivemos, hoje, num conjunto de pandemias e discorreu sobre algumas delas: pandemia sanitária, político-social, institucional, ambiental, religiosa, econômica e antropológica. Para ele, todas essas pandemias nos mostram que não é apenas a COVID-19 que está matando. Muitas vidas poderiam ter sido poupadas se elas não fossem uma triste realidade. Destacou também a necessidade de se despertar o discipulado para a ação social, pois muitas pessoas consideram que a ação social não é algo constitutivo da fé cristã.
Na segunda conferência da manhã, o professor Pe. André Luiz Rodrigues da Silva discorreu sobre as “Formas ministeriais nos primeiros séculos do cristianismo”. Em sua rica explanação, sobretudo iconográfica, o expositor revelou a importância da arte e dos textos antigos para a compreensão dos ministérios no início do cristianismo.
Partindo de uma relação entre a Live photo e o mosaico da igreja de santa Praxedes, em Roma, o palestrante abordou a organização dos ministérios na Antiguidade, particularmente, o papel exercido pelas mulheres nesse período da história da Igreja. No referido mosaico, observa-se que os homens (apóstolos Pedro e Paulo) dão passagem para as virgens (Praxedes e Prudenciana) se aproximarem de Cristo. Padre André Luiz encerrou sua apresentação com uma breve explanação sobre os fossários, que cuidavam dos cemitérios e sobre os parabolanos, irmandades de leigos responsáveis pelo tratamento dos doentes, que originaram o serviço dos enfermeiros.

O conteúdo dessas apresentações está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=68I9eFaWTpI

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: