ITF sob nova direção

11.02.2019

ITF sob nova direção

Entrevista com o novo diretor, Frei Ivo Müller.

O Instituto Teológico Franciscano começou o ano sob nova direção, Frei Ivo Müller, retorna a Petrópolis para assumir o cargo de diretor do ITF, função que já exerceu de 2002 a 2007. “Me sinto feliz por merecer a confiança da Província e da nova mantenedora (Casa Nossa Senhora da Paz), sobretudo porque posso somar forças na gestão acadêmica e nas aulas de Direito Canônico.”

As perspectivas para o futuro são animadoras, frei Ivo levanta a possibilidade de
sensibilizar o corpo acadêmico e administrativo no sentido de preparar um caminho para a
mudança do curso presencial de teologia, hoje oferecido no período matutino, para o período noturno. “É um processo gradativo, mas necessário, em função da oferta do curso que favoreça a melhor demanda de alunos leigos”. Outra mudança abordada será a implementação de novos cursos presenciais na instituição, segundo o novo diretor não há possibilidade a curto prazo para novos cursos de graduação, mas sim cursos de pós-graduação, “por enquanto, não temos perspectiva nesta área, a não ser alguns cursos de pós-graduação lato sensu em Teologia, oficializado pelo MEC”.

Frei Ivo, destaca que a participação da nova mantenedora no processo de mudanças será essencial para o alcance dos melhores resultados na expansão do Instituto Teológico Franciscano, “O ITF, ao entrar sob o guarda-chuva de outra mantenedora, muito poderá contribuir com sua identidade franciscano-teológico e também arejar suas estruturas num contexto de maior abrangência acadêmica, seja nos cursos presenciais, livres ou EAD”.

Novidades virão por aí, inclusive a implantação de uma sede para o Comissariado da Terra Santa, na qual frei Ivo faz parte, “já sou Comissário da Terra Santa há 12 anos. Estaria na hora de passar o bastão para outros frades. Porém, como a Província me pediu, ao menos por mais um triênio, vamos prestar este serviço com qualidade, organizando a nova sede do Comissariado aqui no ITF (em breve), levando grupos de peregrinos para visitar os Lugares Sagrados e continuar divulgando as Coletas para a manutenção dos cristãos que vivem na Terra do Quinto Evangelho”.