Institucional

Tragédia na Catedral de Campinas: Notas da CNBB, da Arquidiocese e do Bispo de Petrópolis

12.12.2018
Notícias

Tragédia na Catedral de Campinas: Notas da CNBB, da Arquidiocese e do Bispo de Petrópolis

O Regional Sul I da CNBB divulgou uma Nota de Solidariedade a todos os fiéis e à Cúria fazendo um apelo para depor “as armas da violência seja das mãos, seja dos corações” . A Arquidiocese de Campinas apresentou uma Nota oficial sobre a agressão ocorrida ontem (11/12) dentro da Catedral.
Cidade do Vaticano
“Por volta das 13h15 de hoje, 11 de dezembro de 2018, após a missa das 12h15, um homem, em porte de duas armas de fogo, entrou na Catedral de Campinas e efetuou disparos contra os fiéis que faziam suas orações. A ação foi rápida e resultou no óbito de quatro pessoas. Após os disparos, o homem atirou contra si mesmo. Ainda não sabemos as motivações destes disparos”. Assim inicia a Nota Oficial da Arquidiocese de Campinas, que informa sobre o trágico ataque ocorrido nesta terça-feira na Catedral da cidade.
“A Catedral de Campinas forneceu às autoridades todas as informações possíveis, bem como as gravações do circuito interno de segurança. O Poder Público está investigando o caso", prossegue o texto. Lamentamos profundamente o ocorrido. Sofremos com as pessoas que neste momento choram a morte de seus amigos, irmãos e parentes. Pedimos a oração de todos para que estas famílias encontrem em Deus o conforto e a paz”.
Solidariedade da CNBB
Ao mesmo tempo o Regional Sul I da CNBB enviou uma nota de Solidariedade a todo o Clero e fiéis da Arquidiocese de Campinas, com “sentimentos de solidariedade e orações, por ocasião do ataque, ocorrido na Catedral, e que vitimou diversas pessoas”. A Nota evidencia também que neste santo Tempo do Advento “é necessário que os cristãos intensifiquem a oração pela Paz, com gestos concretos de Fraternidade, reconciliação e amor ao próximo, depondo as armas da violência seja das mãos, seja dos corações”.
A CNBB conclui com o apelo “rezemos pelas vítimas e pelo consolo das famílias. Rezemos pelo agressor, pela Arquidiocese de Campinas e pela Paz.
A Catedral será reaberta hoje
Segundo a Nota da Arquidiocese, a Catedral de Campinas permanecerá fechada até às 12h deste dia 12 de dezembro. Às 12h15 de hoje celebra-se uma missa em sufrágio pelas almas dos fiéis falecidos. Segundo informações da própria Arquidiocese, o agressor chamava-se Euler Fernando Gandolfo, de 49 anos, sem antecedentes criminais. Dentro da igreja havia cerca de 20 pessoas e tinha terminado a missa quando começou a atirar. Quando a polícia chegou o homem já tinha se suicidado. Embora logo tenham chegado as ambulâncias, as pessoas já estavam mortas enquanto os feridos foram levados ao hospital.

Dom Gregório, Bispo de Petrópolis RJ também manifestou solidariedade com o ocorrido.

"Eu, Dom Gregório Paixão, o Clero e o Povo de Deus da Diocese de Petrópolis (RJ) lamentamos a tragédia ocorrida na Arquidiocese de Campinas, quando um homem entrou na Catedral Metropolitana e atirou, matando quatro pessoas. Manifestamos nossa solidariedade a todos os irmãos campineiros, especialmente às famílias que viram ceifados os seus entes queridos.
Toda forma de violência é inaceitável, ainda mais quando atinge pessoas inocentes. Nós, cristãos do Estado do Rio de Janeiro, conhecemos bem essa realidade e buscamos superá-la, pelo desejo de que todos vivamos numa sociedade justa, pacífica e fraterna.
O ocorrido em Campinas não é um fato isolado e torna visível o que muitos não querem enxergar: a vida, dom sublime doado por Deus, está sendo tratada com banalidade, ao tempo que estamos cercados por pessoas desequilibradas. A tragédia de Campinas atinge a todos os brasileiros, pois somos todos irmãos.
Aguardamos – há décadas – por ações efetivas por parte das autoridades, que visem superar a violência. Nesse quesito, a palavra dita por Jesus a Pedro é esclarecedora: “Guarda a tua espada!” (Jo 18,11). Lembramos que Jesus anunciou o Evangelho numa lógica de amor e de justiça, que é semente da paz.
Defendemos a vida e, por meio de atitudes pacificas, continuaremos lutando pela vida humana, da sua concepção ao seu fim natural.
O Senhor da paz esteja com todos".



Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: