Institucional

Três novos presbíteros na Missão de Angola

26.11.2018
Notícias

Três novos presbíteros na Missão de Angola

 Frei Crisóstomo Pinto Ñgala

Luanda (Angola) – A Solenidade de Cristo Rei do Universo neste domingo, 25 de novembro, em Luanda, ficou marcada com as ordenações presbiterais de três frades menores no Kimbo São Francisco: Frei Ermelindo Francisco Bambi, Frei João Batista Canjenjenga e Frei João Alberto Bunga. Foi um dia de festa e alegria para a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que está em Angola há 28 anos, e a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola.
A Missa de ordenações foi presidida por Dom Filomeno Vieira Dias, Arcebispo Metropolitano de Luanda, capital de Angola. Concelebrada por Frei José Antônio dos Santos, presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus (FIMDA), por Frei Afonos Nteka, Ministro Provincial dos Capuchinhos em Angola, demais sacerdotes franciscanos, salesianos e diocesanos, e testemunhada por religiosos e religiosas, seminaristas e um considerável número de fiéis de Luanda, e outros que vieram de Malanje, Huambo, Kuanza Sul, e os outros que se deslocaram de Portugal e do Brasil.
Frei Alisson Zanetti, que foi o cerimoniário, antes da Missa leu a biografia de cada um. Na ocasião, disse que é grande a nossa alegria diante dos ministérios sacerdotais dos três jovens.
A Missa, que também foi transmitida pela TV de Angola (TPA) e pela Rádio Ecclesia, foi animada pelo Coro Central da Paróquia São Lucas e contou com o apoio dos Bombeiros, da Polícia Nacional e dos serviços da Pastoral da Saúde de São Lucas.
Ao longo da pregação, o Arcebispo saudou Frei José Antônio, os ordenandos pela atitude de confiança e coragem em Jesus. O bispo, presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipeda (CEAST), dirigiu também uma palavra aos demais frades e às Irmãs Clarissas, que do outro lado acompanhavam toda a celebração, pelo serviço que prestam à Igreja de Angola.
Dom Filomeno lembrou que dois dos três a serem ordenados são de Luanda. “Espero que muitos outros jovens se deixem entusiasmar por Cristo e pelo seu Evangelho”, desejou, dizendo que os três entram na Ordem dos Presbíteros. Explicou que todo o santo povo de Deus participa do sacerdócio real pelo batismo. “Mas também é verdade que Jesus escolheu alguns discípulos para desempenharem na Igreja este ministério dado pelo Pai em favor dos homens” esclareceu.
Dom Filomeno disse ainda: “Queridos filhos, exercereis o múnus de Cristo. Procurai crer no que ensinardes. Exercei o múnus de santificar. Tomai consciência do que fazeis, esforçai-vos e empenhai-vos na vida nova”, disse, acrescentando ainda: “Imitai Jesus, que manifestou a sua glória seguindo as pegadas de Francisco de Assis”. Por fim pediu que rezassem pela Igreja em Angola.
Terminado o sermão seguiu-se o rito de ordenação. Os candidatos foram chamados pelo pároco Frei Antônio Zovo Baza, e confirmados e entregues por Frei José Antônio ao bispo ordenante. Acompanhados pelas mães, cantaram: “Eu ouvi a voz do Senhor que me envia”.
Depois da imposição das mãos, Dom Filomeno fez a prece de ordenação presbiteral. O três receberam a Ordem do Presbiterato. Frei Ermelindo foi vestido por Frei Jeferson Broca; Frei Bunga, pelo seu tio Frei Teca, que é superior dos Capuchinhos em Angola; e Frei Canjenjenga, por Frei Alisson Zanetti. E deram a primeira bênção enquanto sacerdotes às suas mães.
No final Missa, Frei Ivair Bueno de Carvalho, vice-presidente da Fundação, leu a Ata de Ordenação. Em seguida, os ordenados, na voz do Frei Bunga, expressaram sua gratidão.
Frei José Antônio dos Santos tomou a palavra e, em nome da Ordem, da Província da Imaculada Conceição e dos Frades da Fundação, agradeceu Dom Filomeno pela generosidade em aceitar ordenar os frades numa importante data. Expressou também seu agrado aos familiares dos três. Recordou que conheceu os três ordenados há cerca de dez anos no Seminário em Malanje. Tiveram uma longa caminhada, “porque descobrir a vocação é fácil, difícil é perseverar”.

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: