Povo de Deus e testemunho do Reino

26.10.2018

Povo de Deus e testemunho do Reino

O último dia da Semana teológico-pastoral iniciou com uma missa realizada na igreja do Instituto Teológico Franciscano em honra a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, celebrado no dia 25 de outubro.
Após o café de boas-vindas, os participantes se dirigiram para o Salão Acadêmico, onde o terceiro conferencista da Semana tomou a palavra. Em sua enriquecedora conferência sobre os “Leigos e Medellín”, o professor Cesar Kuzma (PUC-RJ) instigou os presentes com dois questionamentos provocativos: “50 anos depois, como compreender a vocação e a missão do laicato a partir de Medellín?” e “Para onde caminham os leigos?”
Em sua apresentação, Cesar Kuzma ressaltou que “o corpo laical é chamado a um novo dinamismo” e que embora esse corpo seja numeroso “os leigos ainda não têm a compreensão de sua missão e vocação na Igreja”. De acordo com ele, “no pontificado de Francisco, as grandes questões relacionadas à fé são perguntas que a sociedade faz..., questões éticas que implicam no modo de agir do cristão”. E lembrou que após 50 anos da importante Conferência, temos um papa que é latino-americano.
A manhã foi encerrada com uma apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis sob a regência de Marco Aurélio Lischt. O reduzido grupo, composto por doze cantores, apresentou peças do repertório sacro e folclórico.
Após o almoço, a tarde de trabalho prosseguiu com as quatro últimas apresentações voltadas à questão ambiental:
- Luiz Felipe Guanaes Rego (NIMA/PUC-RJ) – Questão socioambiental desde Medellín e perspectivas;
- Márcia Varricchio (FMPFASE/ITF) – A construção do sujeito quântico ecológico: rumo à ecoteologia;
- Breno Herrera (PARNASO/ITF) – Francisco, franciscos: convergências ecoteológicas entre Assis, Acre e Roma;
- Ludovico Garmus (ITF) – O que se entende por ecoteologia.

Essa edição da Semana Teológico-pastoral foi encerrada com um café de confraternização. A próxima será realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em outubro de 2019.

Texto: Neuci L. Silva
Fotos: Igor Fernandes