Tem início a XIX Semana Teológico-pastoral

24.10.2018

Tem início a XIX Semana Teológico-pastoral

No dia 23 de outubro, no Instituto Teológico Franciscano, teve início a XIX Semana Teológico-pastoral. Em 2018, a Semana é dedicada aos 50 anos da Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Medellín, Colômbia.
O dia iniciou na igreja, com um momento de oração organizado pelos estudantes do ITF, seguido pelo café da manhã. No salão acadêmico, a mesa foi composta por Frei Antônio Everaldo Palubiack Marinho (diretor do ITF), Pe. Luís Fernando Ribeiro departamento de Teologia – PUC-Rio) e Frei Elói Dionísio Piva (ITF).
“Medellín é um marco referencial para avaliarmos a caminhada da Igreja na América Latina. A presente Semana, se propõe reavivar a memória e traçar perspectivas sobre o tema”, salientou Frei Everaldo na abertura do evento.
A palestra de abertura, ministrada pelo professor João Décio Passos (PUC-SP), teve como tema “Medellín: 50 anos de um carisma”. O palestrante ressaltou que “No período de preparação para Medellín, já havia uma grande preocupação com o futuro da América Latina... a Conferência foi uma tomada de consciência da realidade da situação dos povos latino-americanos”. De acordo com João Passos, “Medellín foi a recepção mais fiel e emblemática do Concílio Vaticano II”. Sua apresentação enfocou os dois movimentos realizados pela Conferência: 1) o ponto de chegada e 2) o ponto de partida. Respondeu, também às seguintes perguntas: Após 50 anos, o que restou de Medellín?; e Qual é o seu ensinamento? Depois de meio século, já não temos mais o vigor original. No entanto, é uma inspiração atual, pois ela despertou a sensibilidade para com os pobres. “Medellín não se petrificou, é como o sal dissolvido” salientou o conferencista.
Após um breve intervalo, a segunda parte da manhã foi dedicada às perguntas ao expositor.
Na segunda parte do dia, após o almoço, foram constituídos dois grupos de trabalho. O primeiro grupo foi orientado pelos professores José Ariovaldo da Silva (ITF), Natasha Ribeiro (PUC-RJ) e Elói Dionísio Piva (ITF). O segundo grupo de trabalho foi coordenado pelos professores Lúcia Pedrosa de Pádua (PUC-RJ) e [Pe.] Luís Corrêa Lima (PUC-RJ).
A Semana Teológico-pastoral acontece de 23-25 de outubro, no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. É um evento realizado em parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e o ITF e conta com o apoio da Universidade São Francisco (USF) e da Editora Vozes.

Ver todas as imagens