Realidade pastoral em Nova Iguaçu

21.09.2018

Realidade pastoral em Nova Iguaçu

A equipe de comunicação do Instituto Teológico Franciscano conversou com os seminaristas de Nova Iguaçu - RJ. O objetivo da entrevista é saber o que eles pensam sobre o estudo da teologia e quais são as atividades pastorais realizadas, confira.

1. Em quantos e de onde vocês são?
Somos da Diocese de Nova Iguaçu, baixada fluminense e estamos nos ITF IR em um número de 6 seminaristas. Sendo três no terceiro ano, um no segundo e dois no primeiro ano de teologia.

2. Como se sentem no Instituto Teológico Franciscano?
O Instituto é ambiente muito propício para nosso desenvolvimento acadêmico e, por isso nos sentimos muito bem acolhidos.

3. Falem um pouco como vocês vêem o estudo da Teologia?
O estudo da teologia no Instituto é uma referência para todo o país e muito próximo da nossa realidade pastoral. Portanto estudar aqui no ITF é muito oportuno para nós que buscamos a vida presbiteral na Igreja particular em Nova Iguaçu. O estudo é encarnado na realidade do povo de Deus o que nos ajuda em nossas atividades pastorais, mantendo- nos atentos às necessidades da Igreja. Assim nos tornaremos, como diz o papa Francisco “pastores com cheiro das ovelhas.

4. Quais Atividades pastorais vocês desenvolvem?
Em nossas paróquias realizamos diversos serviços pastorais dentre eles o acompanhamento vocacional dos jovens que almejam a vida presbiteral, acompanhamento da catequese diocesana, assessoria no curso de teologia pastoral para leigos que acontece em nosso Seminário diocesano Paulo VI, além de nas paróquias acompanharmos as numerosas pastorais e movimentos auxiliando os padres e o povo de Deus.