Grupo de pesquisa

15.06.2018
Ecoteologia

Grupo de pesquisa

Na quinta-feira, dia 14 de junho, o Grupo de Ecoteologia esteve reunido no Instituto Teológico Franciscano. A Equipe de Comunicação do ITF aproveitou a oportunidade para conversar com seus integrantes e saber um pouco mais a respeito do trabalho desenvolvido pelo grupo.

1. Quando começou o grupo de pesquisa em Ecoteologia?

Antes da realização da Semana Teológico-Pastoral de 2015, cujo tema era Ecoteologia, alguns membros já refletiam na formação de seminários em Ecoteologia. No segundo semestre de 2016, foi instaurado o grupo de pesquisa em Ecoteologia, com reuniões de estudo das encíclicas papais, de textos teológicos católicos e protestantes. Em 2017, já com o apoio da Missionszentrale der Franziskaner (MZF), iniciamos um mapeamento da produção disponível sobre Ecoteologia, bem como de centros de pesquisas. Participação e formação de fóruns e seminários.

2. Qual a relação entre Teologia e Ecologia?

A Ecologia representa um anseio da comunidade científica, da Igreja e das pessoas em geral que estão despertando para importância do cuidado do planeta terra.Por sua vez, a contribuição da Teologia é uma resposta inevitável diante da emergência em que nos encontramos hoje. A Teologia, através de uma revisão da Teologia da Criação, colabora com a questão ecológica. São Francisco, irmão dos pobres e irmão da Terra (irmão das Criaturas), é um grande exemplo e em sua esteira, segue o Papa Francisco coma a sua encíclica Laudato Si’.

O nosso grupo faz reflexões baseadas em textos de diversos autores (teólogos e cientistas) como: Jürgen Moltmann, São Boaventura, Leonardo Boff, RaimonPanikkar, Teilhard de Chardin, Fritjof Capra, Eugene OdumeJoan Martinez Alier.

3. O grupo é aberto a qualquer pessoa interessada ou é preciso uma formação acadêmica específica?

Uma formação acadêmica específicanão é necessariamente um pré-requisito. Nosso grupo iniciou com osestudantes do ITF. E continuará sempre aberto a quem deseja conhecer melhor o tema e contribuir para a reflexão.

4. Quais frutos que foram colhidos desses encontros?
Apresentação em seminários e congressos, por exemplo, no Seminário Latino-Americano de ÁreasProtegidas e Inclusão Social, realizado em 2017, na Universidade Federal Fluminense (UFF); assessorias às dioceses e várias outras iniciativas além da publicação de artigos em revistas, no site e no informativo do Instituto Teológico Franciscano.